SPAM! Como reduzir o número de envios indesejados para seus e-mails

Quem usa muitos e-mails, ou quem usa endereços corporativos há muito tempo, sabe o quanto é chato receber spams todos os dias e ter que separar os muitos joios dos trigos.

Uma solução simples de ser usada é encontrada na maioria das hospedagens - O SpamAssassin ajuda a bloquear remetentes indesejados, e trabalhando em conjunto com o o BoxTrapper, é possível deixar boa parte desses chatos para o lado de fora.

Este artigo servirá simplesmente para mostrar em linhas gerais como configura-los. Se quiser entender melhor e mais a fundo como eles trabalham, dê uma olhada nos sites oficiais do SpamAssassin (em inglês) e do BoxTrapper (inglês e espanhol).

SpamAssassin

Se é a primeira vez que você acessa essa opção, o SpamAssassin estará desativado. Ative-o clicando no botão - será necessário aguardar um pouco enquanto o servidor realiza essa operação.

No quadro Filtros você define qual a pontuação que o e-mail precisa atingir para ser considerado spam e ser excluído automaticamente. Por padrão é usada a pontuação 5, mas se depois de alguns dias você não notar uma diminuição no recebimento de spam diminua este número.

Note que isso pode afetar também mensagens legítimas. Na dúvida, deixe a pontuação mais alta e use o BoxTrapper em conjunto (veja como mais abaixo).

Importante: quanto mais alto o número, mais conservadora a configuração. Isso quer dizer que uma pontuação mais alta irá bloquear menos mensagens. Números mais baixos significa mais bloqueios.

Após ajustar a pontuação desejada, clique em "Exclusão automática de spam" para aplicar a alteração. Para desabilitar a exclusão, use o botão correspondente no quadro ao lado "Desativar Exclusão automática de Spam".

Na opção Configuração do SpamAssassin é possível definir manualmente quais endereços, pontuação e domínios devem ser considerados spam ou não. Esta opção é mais específica e exige um conhecimento maior do sistema. Mas não se preocupe! O BoxTrapper pode te ajudar com isso.

BoxTrapper

Diferentemente do SpamAssassin, o BoxTrapper trabalha cada conta de e-mail em separado. Ao invés de pontuação, ele usa diversas configurações e também mantém logs de todos os e-mails enviados. Assim é possível recuperar uma mensagem que tenha sido considerada spam.

Ao clicar no ícone do BoxTrapper você irá escolher qual caixa postal irá configurar. Dá para saber quais estão ativas, e clicando em "Manage"você verá a tela inicial para configurações do programa - mas lembre-se de ativar o boxtrapper para a conta correspondente antes de começar.

ATENÇÃO! Após ativar, qualquer pessoa que enviar um e-mail a você pela primeira vez receberá uma resposta automática do sistema solicitando que seja confirmado o envio. Isso garante que a grande maioria dos spams não conseguirá chegar até sua caixa postal, no entanto e-mails autênticos deverão confirmar o envio.

As mensagens de confirmação estão em inglês. Para editar estas mensagens, use o link "Editar Mensagens de Confirmação" do BoxTrapper.  Veja aqui um artigo que ajuda a traduzir estas mensagens!

Em Ajustar configurações existem diversas opções, no entanto a mais importante aqui é o campo "Número de dias para manter os registros e mensagens em fila". Esse campo determina quanto tempo em dias as mensagens que forem barradas pelo BoxTrapper ficarão guardadas até serem definitivamente excluídas. Altere esse campo caso precise.

Quanto às outras opções dessa página, é recomendável seguir a documentação para a melhor utilização possível.

Na opção Editar Lista Normal/Preta/Ignorar é possível criar listas de endereços que serão autorizados, negados e ignorados pelo BoxTrapper. Ao abrir este links aparecem links para cada lista.

Dentro da lista aparece uma breve instrução, a lista em si e ao lado direito alguns exemplos.

Esses exemplos mostram como devem ser adicionados os e-mails, é importante atentar que as instruções devem ser em inglês. 

subject I love you (subject siginifica assunto. Portanto ele aplicará a regra a qualquer mensagem cujo assunto seja "I love you")

from nick\@nicedomain\.org (from é o mesmo que remetente)

from .+\@domain\.com (esse .+ significa qualquer endereço que venha de @domain.com - muito útil para spammers que utilizam diferentes endereços com o mesmo domínio)

cc mailinglist\@domain\.com (cc é com cópia. Se o seu endereço estiver dentro do campo com cópia ele aplicará a regra)

to alias\@domain\.com (to é o destinatário. Parecido com cc, mas dentro de um programa de e-mail são campos diferentes)

 É importante notar aqui que o endereço de e-mail deve vir com uma barra invertida ( \ ) após cada "parte" do e-mail. Por exemplo, se quiser adicionar o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ele ficaria com uma barra invertida depois de cada caractere que não seja letra ou número.

Confundiu? Calma, é mais fácil do que parece: Vamos usar o mesmo endereço de e-mail para explicar melhor:

exemplo@plataformaw3.com.br

Vamos separar este endereço para entender:

  • exemplo é o usuário da conta de e-mail;
  • @ diz que o usuário pertence ao domínio;
  • plataformaw3.com.br é o domínio, porém este também tem suas divisões, .com que identifica um domínio comercial e .br que determina que o domínio foi registrado no Brasil.

Portanto, colocando uma barra invertida a cada parte do e-mail, ele fica:

exemplo\@plataformaw3\.com\.br

Perceba que não existe barra entre o @ e o domínio.

Agora que você já sabe, faça um teste! Tente adicionar um e-mail à lista branca e ver se o mesmo irá chegar sem que o remetente precise confirmar a mensagem. Faça o mesmo com a lista negra e com a ignorar.

É importante realizar testes para ter certeza de a regra será aplicada.

As opções Lista de Encaminhamento, Analisar Log Analisar Fila são quase autoexplicativas, mas vamos dar uma olhada rápida em Analisar Fila.

Esta opção exibe as mensagens que ainda não foram aprovadas que estão na espera. Elas ficam separadas por dia e duram o tempo determinado na opção Ajustar configurações.

Selecionando uma mensagem armazenada aqui, é possível excluir definitivamente ou mandar os destinatários para a lista branca e entregar.

Lembrando novamente que todas estas opções, apesar de muito úteis, podem comprometer sua comunicação com seus contatos legítimos. Use-as com cuidado e teste sempre.