Conheça seu painel de controle

Acessando seu painel de controle

O painel de controle da sua conta é o cPanel, um painel amigável com recursos muito úteis. Para acessa-lo, utilize o endereço www.seudominio.com.br/cpanel

Use seu nome de usuário e senha, fornecidos na contratação do plano de hospedagem. Caso não possua, solicite à Plataforma W3.

Após acessar, você já poderá fazer uso das diversas configurações oferecidas. As principais estão listadas abaixo.

Atenção: Muitas das configurações podem causar efeitos não desejados! Teste sempre que possível, na dúvida entre em contato.

Preferências

As preferências permitem que você altere a senha do seu painel de controle (caso use esta opção, opte por uma senha forte e guarde em um lugar seguro) e alterar o visual do seu painel de controle. Alterar o estilo não afeta o layout do seu site. Além disso oferece a opção de alterar o idioma do painel entre outros serviços.

Correio (e-mail)

Nesta seção você pode usar o link "Contas de E-mail" para criar, alterar ou excluir endereços de e-mail do seu site. O link "Webmail" dá acesso à sua caixa postal no navegador, que para acessar você utiliza seu nome de usuário e senha da conta de e-mail.

Um link importante é o "Spam Assassin". Ativando esse recurso suas contas de e-mail ficarão mais protegidas contra spams e mensagens maliciosas que podem comprometer seu uso de e-mail. Ative-o e verifique se a incidência de spams diminui, caso ainda esteja recebendo muito, você pode diminuir a pontuação.

Quanto menor a pontuação, mais exigente o SpamAssassin fica, mas cuidado que isso pode acabar bloqueando mensagens autênticas. Na maioria dos casos a pontuação 5 já é suficiente, se não adiantar deixe a pontuação com no mínimo 3.

A opção "Remetentes" serve para redirecionar mensagens de uma caixa postal para outra. Você pode fazer com que um e-mail seja encaminhado de uma caixa postal ou usar um endereço fictício (conhecido como apelido) - ou seja, o e-mail não precisa de fato existir como uma conta de e-mail.

Use o link "Respostas automáticas" para configurar e-mails de funcionários em processo de desligamento, aviso de férias ou recessos.

Os outros links oferecem filtragem, rastreamento e outras opções mais avançadas. Contate a Plataforma W3 para saber mais sobre estas ferramentas.

Arquivos

Nesta parte você pode obter informações sobre os arquivos do site.

A opção "Backups" serve para fazer uma cópia completa da sua conta de hospedagem - incluindo base de dados, e-mails e arquivos - ou escolher backup de uma parte específica. É útil para migração de conta, para salvar uma cópia do seu site quando for altera-lo completamente ou antes de uma atualização importante.

O "Gerenciador de Arquivos" lista as pastas e arquivos do seu site. Usando essa opção você terá acesso ao código fonte e tem a opção de criar novo conteúdo para o site direto pelo código - cuidado! Caso não conheça HTML e as linguagens de programação, alterar os códigos fonte do seu site pode trazer comportamentos indesejados! Contate a Plataforma W3 para saber mais.

A opção "Uso de Espaço em Disco" mostra o tamanho (KB) de cada arquivo e pasta do site. Ao acessar esta opção, aguarde até que o servidor recolha todas as informações, que pode levar alguns minutos dependendo do tamanho do site.

A opção "Contas FTP" permite administrar, criar e excluir usuários FTP para seu site. Desta forma, você pode dar acesso aos arquivos para um profissional sem que dê a ele acesso total ao painel de controle. Você pode definir acesso à raiz dos arquivos ou para um diretório específico, é recomendável que compartilhe senhas de FTP somente com pessoas de sua confiança.

Domínios

Com esta seção, você tem acesso a administração de domínios. A opção "subdomínios" permite criar nomes para acesso direto a uma pasta no seu site. Por exemplo, você pode cadastrar clientes.suaempresa.com.br que irá mostrar o conteúdo do endereço www.suaempresa.com.br/clientes

"Domínios suplementares" também conhecido como "Domínios adicionais" permite que você tenha um domínio dentro do seu site, para ser acessado como se fosse outro. Desta forma você consegue ter mais de um site, mas com o mesmo painel de controle. Muito útil para empresas com mais de um segmento e pequenas agências. O domínio adicional cria automaticamente uma conta FTP independente.

Em "Domínios Estacionados" você pode cadastrar um domínio que serve como um apontamento para seu domínio principal. Então se você tem um site com domínio www.minhaempresa.com.br e um domínio www.empresaminha.com.br registrado, você poderá cadastrar este último como estacionado e, desta forma, redirecionar seus usuários sem necessidade de criar outra conta de hospedagem.

A opção "Redirecionar" é útil para encaminhar o seu visitante de um lugar para outro. Funciona com domínios inteiros ou páginas específicas, é muito útil no caso de páginas que não existem mais ou domínios alterados, também é importante para manter sua pontuação em mecanismos de busca, já que desta forma você impede erros 404 (página não encontrada);

Importante! Para uso de domínios suplementares ou estacionados, o domínio deve estar registrado e publicado com o DNS da Plataforma W3. Entre em contato para mais informações]

Instalando programas

A seção Softaculous Apps Installer possui diversos programas para instalar facilmente um novo site no seu plano de hospedagem.

O Softaculous reúne, atualiza e gerencia a instalação de inúmeros programas bem conceituados como Wordpress, Joomla, OpenCart, Magento e muitos outros de diversas categorias para e-mails, blogs, e-commerce e CMS.

Atenção: O uso do painel de instalação é simples, mas requer um grau de conhecimentos básico sobre hospedagem de sites. Contate a PW3 para receber suporte com o uso dessa ferramenta.

E muito mais!

O cPanel oferece ainda mais recursos, esse são apenas os mais úteis. Para saber mais contate a Plataforma W3 e teremos muito prazer em lhe apresentar mais ferramentas para seu site!