Como configurar seu programa de e-mails

Configurando manualmente - criar a conta

No seu programa de e-mails vá até a opção de adicionar uma nova conta e insira sua informações. Pode usar seu nome completo aonde for solicitado, e nos campos de usuário utilize sempre seu endereço de e-mail completo (p. ex.: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

Preencha os campos de senha. Ao copiar a senha de outro lugar, tenha certeza de que não está copiando caracteres a mais antes ou depois da senha. Uma forma eficiente de se certificar é colando a senha antes em um programa de texto, como o bloco de notas.

Configurando a conta

As configurações de conta podem variar dependendo da versão do seu programa.

Para servidor de entrada, se houver opção utilize a opção POP3. A opção IMAP pode ser a única em alguns programa de e-mail para smartphones e tablets, mas esta opção mantém seus arquivos no servidor. Para um melhor desempenho do servidor, é recomendável não armazenar e-mails por muito tempo.

A maioria dos programas de e-mail oferece opções de amazenar as mensagens por um período e depois remover do servidor, é importante desmarcar esta opção para não sobrecarregar o servidor com mensagens antigas.

Use os dados abaixo:

Nome de usuário: o endereço de e-mail completo
Senha: a senha criada para o e-mail 

Servidor de entrada: mail.seudominio.com.br
IMAP: Porta 143 ou POP3: Porta 110

Servidor de saída: mail.seudominio.com.br
SMTP: Porta 587

Importante: Por padrão, alguns programas de e-mail deixam a porta de saída como 25. Esta porta não deve mais ser utilizada, pois foi desativada recentemente devido a uma regulamentação do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Nas configurações de envio, procure a opção "Meu servidor de envio requer autenticação" e marque-a.

Depois disso, teste sua configuração enviando e recebendo e-mails e estará pronto para uso!

Nota: em alguns casos, o programa de e-mail pode alertar sobre o uso de um certificado se segurança. Caso essa mensagem apareça, confirme a ação para completar a configuração. Esse aviso aparece em alguns casos mas não se trata de nenhuma brecha de segurança.

Essas configuração seguem o mesmo padrão em todos os programas de e-mail, caso tenha alguma dúvida entre em contato.