Para quê serve o Wordpress?

Ligado .

Se você já pensou em montar um site ao menos uma vez, pode ter lido em algum lugar a respeito do Wordpress. É provável que tenha lido pontos positivos e negativos e talvez tenha decidido por usá-lo ou não.

Este post irá tentar enumerar alguns fatos importantes sobre sites construídos em Wordpress, e como ele pode fazer a diferença para o sucesso do seu site.

Mas afinal, o que é Wordpress?

Nesse post eu não vou contar a história do Wordpress, que começou como plataforma de blog e passou por muita evolução, nem falar de termos técnicos. O wordpress serve para fazer sites e pronto - a questão aqui é se ele vai ajudar ou atrapalhar seu negócio.

O Wordpress é uma plataforma de código aberto, livre e gratuita. Por isso mesmo existem dezenas de milhares de plugins que são programas que extendem a funcionalidade e são largamente usados, principalmente em temas pré-fabricados.

O que são plugins de Wordpress?

Os plugins são pequenos programas feitos para funcionar dentro de um site com Wordpress. Um plugin pode extender alguma função nativa do Wordpress - por exemplo, a forma como são exibidos as publicações de uma categoria - ou oferecer algo novo aliado a um tema específico.

Falando em temas, este é outro ponto fundamental para entender o valor do Wordpress para seu negócio.

O que é um tema para Wordpress?

Os temas determinam o design do site, a identidade visual e o layout somados à programação, que podem ser de plugins como descritos acima ou programação feita junto com o tema. E nesse ponto que chegamos ao cerne da questão.

Um tema wordpress pode ser construído a partir de um planejamento com estudo de design, comunicação e estratégia de marketing. Geralmente está alinhado com a realidade atual e necessidade da empresa que tem interesse em investir dinheiro para resultados mais eficazes com seu site.

Existem também sites de venda de temas para wordpress, que oferecem temas com dezenas de recursos e apelo visual acima da média de forma barata. Isso pode trazer um resultado rápido se a sua necessidade atual é apenas ter o seu site funcionando.

Mas qual será melhor para o seu negócio? E depois de ter o site pronto, o que fazer para atualizar os textos?

Como atualizo meu site em Wordpress?

Depois de ter um site pronto é preciso mante-lo relevante. Não dá para acreditar que é só montar o site e deixar sem atualizar nada, como se fosse um folder impresso. Principalmente se você quer que seu site dê dinheiro e retorne o valor investido. É preciso investir em conteúdo.

Você pode querer adicionar textos, fotos ou uma nova página que tenha um link no menu. Sabe como fazer isso? E como isso afeta o layout - será que na tela do celular vai aparecer bem?

São apenas algumas perguntas bem relevantes dentre várias que um bom profissional deve estar pronto para te responder.

Como eu mudo a "cara" do site? Dá para mudar o layout do Wordpress?

É bem comum acontecer de o tema parecer ideal em um primeiro momento e depois logo nas primeiras impressões com o site montado e pronto, parece que falta algo. Isso acontece geralmente em sites montados com templates prontos que são concebidos com muito material de textos falsos, imagens que enfeitam bem mas não podem ser utilizadas por algum motivo.

E quando isso acontece é natural que a gente queria contornar esse problema tirando uma parte do tema, aumentando outra parte ou colocando outra no lugar que não faz parte da diagramação original. Mas se era para fazer isso, porquê escolheu esse tema?

Mudar o tema de um site wordpress é possível mas precisa ser feito do jeito certo senão seu site pode ficar todo desconfigurado quando for atualizado.

Desta vez, a palavra "atualizado" se refere a outra coisa, que é também uma verdadeira dor de cabeça para muita gente.

O Wordpress é seguro?

Sim. O Wordpress é seguro e têm sido assim por muitos anos, mas é importante observar as atualizações com frequência. No painel administrativo é possível receber as notificações e atualizar a versão do wordpress, dos temas, traduções e plugins. Todas elas - sem exceção - devem ser feitas.

Quando o "núcleo" do Wordpress é atualizado geralmente isso vem acompanhado de um divulgação aberta a todos, explicando novos recursos, melhorias e correções de bugs. É nesse ponto que pessoas mal intencionadas se aproveitam das brechas deixadas para trás em versões antigas e rodam programas que exploram a internet procurando sites desatualizados.

O mesmo acontece com os plugins. Muitos deles são revisados e lançados em novas versões por muito tempo, outros não se atualizam com tanta rapidez e podem trazer riscos por isso observe com certa regularidade se algum plugin no seu site não é atualizado há algum tempo ou recebeu algum feedback negativo de outra pessoa.

Wordpress vale a pena?

Agora que você tem uma ideia de como o Wordpress funciona, analise bem. Você pretende instalar um tema novo? Será que seu site vai ficar legal usando um tema que chamou sua atenção?

Você mesmo irá atualizar o site? Então já comece a se familiarizar com o painel administrativo. Nem precisa ser direto no seu site se não quiser, aproveite que o wordpress é gratuito e peça para a empresa que vai montar seu site instalar também um wordpress com tema padrão mesmo em algum lugar no seu domínio, só para você começar a estudar.

Se você não quer estudar e quer só publicar textos sem se preocupar com nada, então deixe isso claro para o profissional que está prestando serviço pra você pois é ele que vai dizer onde e como mexer no painel para que você publique. Mas não se iluda: alguma curva de aprendizado vai acontecer.

A empresa ou profissional que montará o seu site vai publicar conteúdo para você? Isso é ótimo mas não se esqueça das atualizações de segurança - exija isso também da prestação de serviços pois é algo tão importante quanto a própria instalação.

A Plataforma W3 oferece esses serviços de instalação, manutenção e acompanhamento de sites em Wordpress. Contate-nos agora mesmo e solicite uma avaliação e orçamento sem compromisso!

Quero saber mais!

Então deixe aí seu recado ou dúvida nos comentário que a gente continua a conversa! Até a próxima, sucesso!